segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harry Potter e J. K. Rowling

Nota:Há alguns meses a febre "Harry Potteriana" vem aumentando com o lançamento do último filme Harry Potter e as relíquias da morte, que foi dividido em duas partes, por conta da extensão do livro. O que venho notando é que muita gente assiste os filmes, gosta, comenta, mas não sabe muito à respeito da história por trás da saga. Muitos nem lembram direito dos primeiros filmes. Por isso resolvi fazer um apanhado de fotos, histórias e bastidores da saga para que algumas pessoas fiquem mais antenadas. Não sou muito fã, mas sou uma grande curiosa e costumo ler sobre coisas que me chamem atenção e saber suas origens, se eu errar em alguma parte, por favor me corrijam.

J. K. Rowling:
Quem nunca ouviu esse nome tão popular nos últimos dez anos? Joanne K. Rowling, nasceu no dia
31 de julho de 1965, sob o signo de Leão. Mudou-se para Porto em Portugal, onde começou a lecionar inglês e em seguida casou-se com um jornalista, perdeu seu primeiro filho e logo em seguida engravidou da jovem Jessica Isabel Rowling Arantes, quando a garota completou 3 meses, a escritora separou-se de seu marido e se viu obrigada a ir embora. Separada, sem dinheiro e com uma filha pequena para sustentar, Rowling voltou a viver em Edimburgo, na Escócia, onde morava sua irmã.
A escritora britânica escreveu o primeiro livro da saga em um café que costumava frequentar e ali rabiscava ideias soltas em guardanapos, sem saber que estas virariam uma saga de grande sucesso no mundo inteiro.
Em meio há tantos problemas, a autora criou um mundo próprio, onde vassouras podiam voar, criaturas mágicas criaram vida, sonhos eram possíveis, problemas eram representados por criaturas horrendas...
Ao escrever um livro, uma poesia, pintar um quadro... o criador coloca parte de si na obra, e a saga Harry Potter não é muito diferente disso. Se pararmos para analisar os sete livros contam uma história de amizade, superação, força de vontade, e uma luta incensante contra tudo aquilo que quer nos destruir.
Longos anos se passaram e só em 1997 o primeiro livro da série chegou às pra-
teleiras, e a autora pôde dar continuidade aos outros da série.
Em 2001, Harry Potter virou mania, graças ao primeiro filme dirigido por Cris Columbus e estrelado pelos jovens Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Os sonhos
da juventude começaram a envolver bruxos e varinhas mágicas. Daniel, Emma e Rupert logo viraram ídolos da geração. E o público atingido não foram só as crianças ou os adolescentes, até mesmo os adultos foram fisgados pela obra que tornou Rowling bilionária, em 2008.

4 comentários:

  1. Adoro a saga, ainda não vi o filme, mas estou louca para ver.!
    Gostei do post

    ResponderExcluir
  2. Nossa to com coraçao na mao pelo ultimo filme :(
    nem sei se vejo agora ou deixo somente para ver futuramente assim vou adiando a tristeza

    http://leandrodemorais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia da história dela não, mas agora faz muito sentido pela parte psicológica de sua vida e da sua criação, enfim... Muito bom

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não sou fã da saga; mas tive a oportunidade de assistir aos dois primeiros, e os efeitos impressionam.

    Certamente, Harry Potter já deixou sua marca na história do cinema.

    ResponderExcluir